Voltar7 segundos para captar a atenção

7 segundos para captar a atenção

A atenção do ser humano está cada vez mais comprometida! Diz-se que os peixinhos dourados, famosos pela sua fraca memória e concentração, conseguem prestar atenção durante 8 a 9 segundos... O Ser Humano, está abaixo: 7 Segundos quando está na internet!

 

Em 7 segundos um site deverá ser capaz de convencer o utilizador a ficar. 
 

E quais são os critérios eleitos pelos utilizadores, para não abandonarem o site (e selecionar o concorrente)?

 

7 perguntas para responder nos 7 segundos cruciais: 

1 - O site apresenta um design responsivo (adaptado a diferentes ecrãs)? 
Lembre-se que cada vez mais o acesso à internet é feiro a partir de dispositivos móveis (sobretudo smartphne). Se um site não está preparado para os utilziadores que acedem por esta via, naturalmente que perde a oportunidade para um site concorrente. Quem está disposto a navegar num website sem leitura, sem correta apresentação das informações? 

 

2 - Apresenta uma solução para o meu problema?
Habitualmente chegamos a um site porque procuramos uma questão e acreditamos que nesse site está a solução para o meu problema. Seja um conteúdo explicativo, seja a morada da empresa, seja uma compra online, é importante perceber quais são as questões que levam o utilizador ao site e, acima de tudo, se encontra a solução ao seu problema (costumamos dizer que o site deverá ser o analgésico para a dor).

 

3 - É fácil identificar elementos cruciais como identidade e contactos?
A identidade de uma marca/ produto/ serviço é um elemento extremamente valorizado. Seja no meio offlne, seja no meio online. Um website com indentidade não revelada ou duvidosa, muito dificilmente irá gerar a confiança nos utilizadores. O mesmo é válido para os contactos. A página de contactos é uma das páginas mais comumente visitadas no site, até porque garante a existência de outra formas alternativas de contactar a marca. 

 

4 - O conteúdo é "maçudo"?
As pessoas têm cada vez menos tempo para dedicar á leitura. pense que num website a leitura é muito provavelmente feita na diagonal. Por isso, sugerimos que o texto seja organizado por tópicos, com títulos e subtítulos, bolds e itálicos para as palavras e ideias com maior destaque. 

 

5 - A cor e tamanho do tipo de letra facilita a leitura
Se há uns anos era boa prática utilizar "times new roman", tamanho 12, atualmente já não é assim. A tendência é utilizar fonte de tamanho maior, como pode ler aqui. E importante prestar atenção à cor de fundo e do tipo de letra e assegurar que tem boa leitura sem ser demasiado berrante ou com pouco destaque entre letra e fundo. 

 

6 - Os elementos da homepage não são clicáveis
Os banneres da homepage são excelente chamada de atenção para outras páginas ou assuntos abordados com maior detalhe noutras secções do site. Estes banneres são fundamentais para encaminhar o utilizador para o tema que lhe desperta mais atenção. Por isso é fundamental que sejam clicáveis e possam direcionar para o destino pretendido. 

 

7 - O site é muito lento 
Por fim, mas não menos importante: a velocidade do website.
Um website moroso a carregar os seus elementos naturalmente que gera mais frustração e maiores taxas de abandono por parte do utilziador. Por isso, otimize a velocidade do seu website. 

 

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